Câmara debaterá cronograma da Semana de Prevenção e Combate à Automutilação

Retorna à pauta de discussão na próxima semana, a proposta do vereador Osias Moraes (PRB) que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação. “O objetivo do projeto é chamar a atenção e requerer a participação da comunidade escolar/universitária e da sociedade em geral para a discussão sobre esse tema tão crucial”, disse.
Programada para o dia 10 de setembro, em paralelo à campanha Setembro Amarelo sobre Conscientização e Prevenção ao Suicídio, o evento reunirá especialistas no debate sobre as estratégias para evitar o avanço de casos do gênero na capital paranaense. “A semana (de prevenção) auxiliará a sociedade a evitar essa prática, sendo uma aliada na luta contra a automutilação”, destacou Osias Moraes.

A automutilação, explicou o parlamentar, é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio.
  
“As práticas geralmente têm como objetivo o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, tem sido observada sua crescente associação a problemas como depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia, bullying, epilepsia, problemas emocionais, transtornos alimentares, dentre outros”, disse.
Segundo o vereador, não existem dados disponíveis sobre a prática no Brasil, mas uma pesquisa divulgada em 2006, na publicação científica da Academia Americana de Pediatria, aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação pelo menos uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *