Candidatos a deputado por 11 dias terão aula na Assembleia

Parana Divulga Sem categoria

Nesta terça-feira, às 19 horas, vai ser ministrada a primeira aula de treinamento para os 1.303 estudantes de várias instituições de ensino superior do Paraná que se inscreveram para viver a experiência de ser – por 11 dias – um deputado na Assembleia Legislativa do Paraná. A imersão é completa. Com direito a frequentar o Plenário sentar nas cadeiras dos titulares e participar das Comissões da Casa.

O elevado número de inscritos, que prova a boa receptividade ao projeto, do Parlamento Universitário, que tem por objetivo o ensino, pesquisa e formação política a partir da simulação das atividades do Poder Legislativo estadual, foi comemorada pelo presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), idealizador do projeto oferecido pela Escola do Legislativo da Alep. “Esta é mais uma iniciativa para abrir as portas da Assembleia para a população que está tendo excelente resposta. Queremos aproximar o Legislativo da população e ajudar a formar novas lideranças”, enfatiza o deputado.
O projeto foi implantado no ano passado, com grande êxito, para alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Este ano a participação foi aberta a outras instituições de ensino, além da própria UFPR, a Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), a Unibrasil, da Uninter, a Unicuritiba, a FAE, da Opet e a Universidade Positivo.
Este ano serão destinadas também até quatro vagas por instituição a estudantes do curso de Jornalismo, selecionados em processo independente daquele destinados aos parlamentares. A seleção dos estudantes deverá ser feita entre 2 e 16 de outubro. A divulgação da lista final dos aprovados e seus suplentes está prevista para o dia 18 de outubro; o envio de proposições entre 19 e 26 de outubro; a abertura da sessão preparatória em 30 de outubro e a simulação de 30 de outubro a 10 de novembro.
O encerramento e emissão de certificados ocorrerão em 10 de novembro. As atividades se darão no período da manhã, a partir das 8 horas, de segunda a quarta-feira, e em período integral às quintas e sextas-feiras, a partir do mesmo horário e sempre fora do horário das sessões ordinárias da Casa.