Chico Brasileiro é finalista do prêmio Sebrae prefeito empreendedor

Parana Divulga Sem categoria

O Prefeito Chico Brasileiro é finalista estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com dois projetos inovadores, o “Pró Educação: MEI na Escola” e o “Foz Desenvolve”, ambos voltados à geração de emprego e ao desenvolvimento social e econômico do município.

Brasileiro concorre com prefeitos de vários municípios do estado nas duas categorias. Foram poucos municípios que chegaram à final com dois projetos. O anúncio dos prefeitos vencedores acontecerá no dia 22 de abril, em Curitiba. Esta premiação reconhece os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

“É uma alegria muito grande ser finalista de um prêmio tão importante quanto esse. Mas é claro que o mérito é de toda a equipe da prefeitura e importantes parceiros que se dedicaram para implantar estes programas e estão envolvidos em transformar a cidade. Quando existe vontade e compromisso, os projetos se tornam realidade e ajudam milhares de pessoas”, disse o prefeito.

Pró Educação: MEI na Escola

Implantado há dez meses, o projeto foi concebido de maneira inovadora e focado na inclusão produtiva e apoio ao MEI, criando uma distribuição de renda mais equilibrada e com manutenção da renda local. O programa dá oportunidade para que pequenos empresários prestem serviços na rede municipal de ensino, através das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs).

Atualmente, há muitos microempreendedores individuais cadastrados no programa, atendendo a 90% das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. O programa está constantemente aberto para a inclusão de novos empresários.

A ideia proposta pelo Projeto constitui-se em fomentar o desenvolvimento do município, oportunizando melhores condições de trabalho e mercado para o pequeno empreendedor, além de tornar as ações aqui desenvolvidas uma referência no tema de empreendedorismo.

Foz Desenvolve

Elaborado pela Prefeitura e diversos parceiros, o programa Foz Desenvolve facilita e desburocratiza o acesso do empreendedor a inúmeros serviços, tais como abertura de empresas, associativismo, tributação diferenciada, acesso ao crédito, educação empreendedora, inovação e tecnologia, acesso à justiça, fortalecimento empresarial, atração de empreendimentos, entre outros.

O programa disponibiliza ações e serviços estruturantes para o empresariado local, com foco na ampliação do desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu, atendendo o maior número possível de temas da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “O formato do programa apresenta benefícios imediatos e futuros que asseguram a transformação positiva do município, caracterizando-se como um dos maiores programas de desenvolvimento empresarial já vistos na cidade”, lembrou Chico Brasileiro.

O Foz Desenvolve foi construído com a contribuição e integração entre Poder Público e iniciativa privada, a partir da atuação do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) onde participam instituições como Sebrae, Acifi, Câmara de Vereadores, PTI, Sincofoz, Sescap/PR, Sindhoteis, Unioeste, CRC/PR, Sicoob, Cesufoz, UDC, Banco do Brasil, Observatório Social, Amefoz, Unila, Uniamérica e diversas secretarias municipais.

Para a Secretária da Administração Salete Horst, nos dois projetos finalistas estaduais, “fica evidente que quando há vontade de transformação da realidade local por parte da gestão municipal, preocupação com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população, torna-se possível realizar grandes ações, apenas reordenando a aplicação dos recursos disponíveis. Assim, alcança-se uma gestão mais humana, que visa ao desenvolvimento econômico e, também, social”

Prêmio

Nesta quinta-feira (14/03), o prefeito Chico Brasileiro e o vice Nilton Bobato participaram de uma reunião com consultores do Sebrae Estadual para avaliação dos projetos. O encontro aconteceu na sede do COMTUR e foi organizado pela Secretária da Administração Salete Horst, que também está à frente dos projetos. 

Um dos micro empreendedores contemplados com o programa MEI na Escola também participou do encontro. Wagner Serafim presta serviços de manutenção predial em diversas escolas da cidade. “A ação da prefeitura foi um divisor de águas na minha vida e da minha família. Agradeço o apoio de todos os servidores da Casa do Empreendedor e também ao ótimo trabalho do prefeito que tem olhado para os pequenos empreendedores”, disse.

Também participaram da reunião, a secretária de Educação, Maria Justina da Silva; os secretários da Fazenda, Ney Patrício; de Planejamento, Elsidio Cavalcante; da Agricultura, Michieu Platini; de Tecnologia e Informação, Evandro Ferreira; de Assistência Social, Elias Oliveira, além de diretores das secretarias e representantes do SEBRAE.