FOZTRANS estuda implantação de minipraças em Foz do Iguaçu

Parana Divulga Foz do Iguaçu, Oeste

O Instituto de Trânsito e Transportes de Foz do Iguaçu – FOZTRANS, em parceria com empresários da cidade, inicia projeto piloto para estudos e análise de viabilidade para a implementação de minipraças, conhecidos no país como parklet.

As minipraças ocupam o lugar de vagas de estacionamento em vias públicas. São uma extensão da calçada que funcionam como um espaço aberto de lazer e convivência. “Precisamos analisar essa viabilidade e os locais adequados, por isso a necessidade do estudo”, disse o diretor do Foztrans, Fernando Maraninchi.

A minipraça será adquirida, instalada e mantida pela iniciativa privada, não gerando custos ao município. Além disso, será cobrada taxa pelo uso da via pública. O modelo do projeto será definido pelo empresário investidor, podendo ocupar o espaço mínimo de uma vaga de veículo, e máximo sempre menor a sua fachada.

Para utilizar o local, o transeunte não terá que consumir qualquer produto dos investidores, podendo ser usufruído como bem público. “O objetivo é elevar a qualidade da paisagem urbana e dos espaços públicos utilizados por pedestres e diminuir a prevalência do automóvel na via pública e fomentar a mobilidade urbana na cidade com a instalação de bicicletários no projeto”.

Outros modelos de cidades como Curitiba e Londrina, foram estudados para verificar a viabilidade da instalação do projeto em Foz do Iguaçu. A primeira experiência está em fase de testes na rua Marechal Floriano, no centro da cidade