Projeto levará ensino italiano às escolas de Curitiba

Parana Divulga Sem categoria

O cônsul geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festam, anunciou na quinta-feira, 5, em visita à Câmara de Vereadores, uma parceria entre o Centro de Cultura Italiana e a Prefeitura de Curitiba para levar o ensino regular da língua italiana aos alunos do ensino fundamental da capital. O projeto piloto deverá funcionar a partir de março de 2018.

“Em conversa com o prefeito Rafael Greca e a secretária de Educação (Maria Silvia Winkeler), decidimos por esse projeto para reintegrar a língua italiana moderna nas comunidades. Uma língua para o trabalho, a arte e o intercâmbio”, disse Festa, que esteve na Câmara a convite do líder do governo Pier Petruzziello (PTB). “A ideia é que se introduza o italiano como disciplina na grade curricular”, completou Pier.

 Inicialmente participarão do projeto cinco escolas e os bairros escolhidos foram Água Verde, Umbará e Santa Felicidade que, segundo o cônsul Raffaele Festa, são as localidades com a maior concentração de descendentes de italianos em Curitiba. O material didático será fornecido pelo governo italiano. A iniciativa deverá receber uma moção de apoio do Legislativo, segundo o presidente da Casa, vereador Serginho do Posto (PSDB).