Richa mobiliza Estado para atender 825 mil jovens paranaenses

Parana Divulga Sem categoria


No Paraná, 825 mil paranaenses de baixa renda, de 15 a 29 anos, serão atendidos pelas ações do programa Identidade Jovem do governo federal. O programa foi lançado nesta terça-feira, 16, pelo governador Beto Richa e pelo secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho. O ID Jovem 
dá direito a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e garante, também, a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagem interestaduais, barcas e trens. Em Curitiba, 52 mil jovens podem ser atendidos.

Richa adiantou que haverá mobilização no Estado para divulgar o programa. Além da divulgação, será feito cursos de capacitação para atendimento aos jovens em todos os municípios. “Na semana passada regulamentamos o Conselho Estadual da Juventude, que ficou desativado por 20 anos. O Conselho vai facilitar o acesso dos jovens à elaboração de políticas públicas e articular ações em prol desta causa. Estamos garantindo aos jovens do Paraná o exercício da cidadania”, afirmou. 


O Paraná fará um trabalho de mobilização pelo programa, segundo explicou o assessor especial da juventude no Paraná, Edson Lau Fillho. “Será realizado um trabalho de capacitação e formação de multiplicadores para divulgar o programa e garantir que seus benefícios cheguem aos jovens de todas as regiões. Iremos rodar 14 regiões do Estado, qualificando os responsáveis na área de assistência social, da juventude, de esporte e outras que envolvam os jovens”, disse Lau Filho.

A capacitação de multiplicadores do programa já aconteceu em Curitiba, nos municípios da região metropolitana e litoral. As demais capacitações acontecem em Jacarezinho (18/5), Londrina (19), Foz do Iguaçu (8/6), Cascavel (9), Umuarama (29/6), Maringá (30/6), Francisco Beltrão (13/7), Pato Branco (14/7) Guarapuava (3/8) e Ponta Grossa (4/8).