UPA NO MORUMBI RECEBEU MAIS DE 600 PACIENTES EM TRÊS DIAS

Parana Divulga Sem categoria

A UPA Dr. Walter Cavalcanti Barbosa recebeu os primeiros pacientes logo após o encerramento da cerimônia de inauguração, na tarde do último sábado (30). Desde o início do funcionamento até o final da tarde dessa segunda-feira (02) 616 pacientes já foram atendidos na Unidade.

Dos pacientes que buscaram a unidade nos últimos três dias 343 foram adultos, 173 crianças e adolescentes e 100 foram pessoas com mais de 60 anos. Segundo o percentual de classificação desses atendimentos 78% foram casos considerados pouco urgentes, 21% sem classificação, 1% foram pacientes de urgência e emergência. 

A Unidade de Pronto Atendimento do Morumbi fica na Avenida Mário Filho no Morumbi I e conta com uma equipe de 25 profissionais em turnos de 12 horas. Cinco médicos ficam de plantão para atender a população, sendo dois médicos clínicos, um médico pediatra, um médico na observação dos usuários e um na emergência.

ESTRUTURA

A Unidade, que anteriormente era um Pronto Atendimento (PA), passou por uma reforma que durou cerca de nove meses para atender algumas exigências do Ministério Público, mas com apoio e repasses do Ministério da Saúde a obra foi estendida e foram realizadas várias ampliações na estrutura, possibilitando que a Unidade fosse transformada em uma UPA porte III. 

Hoje a unidade conta com sete leitos observação feminino, sete leitos observação pediátrico, cinco leitos de observação masculino, dois leitos observação individual, quatro leitos de emergência, dois consultórios clínico adulto, um consultório pediátrico, sala de hidratação com poltronas, enfermaria, farmácia, Raio X, central de esterilização e central epidemiológica.A UPA deve realizar em torno de 10 mil atendimentos por mês, visando suprir a demanda dos moradores da Região do Morumbi e Sul do município. Durante o período da reforma os atendimentos de urgência e emergência que eram realizados na unidade estavam sendo feitos na Unidade do Maracanã, com a transferência para nova estrutura, a Unidade do Maracanã voltará a funcionar como Unidade Básica de Saúde (UBS), a previsão é para que o trabalho no local seja normalizado nas próximas semanas.