Caputo Neto mostra avanços da saúde no Paraná para vereadores de todo Brasil

Parana Divulga Sem categoria Leave a Comment

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentou  em Foz do Iguaçu, os avanços e desafios atuais na gestão da saúde pública, com ênfase nas ações desenvolvidas no Paraná em favor do fortalecimento do SUS. Caputo Neto, a convite da União de Vereadores do Brasil, palestrou no congresso de legisladores estaduais e municipais de todo o país.

O destaque foi para a organização das redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência, duas iniciativas que colocaram o Estado como modelo em atendimento público de saúde. “Se hoje somos considerados exemplo em várias áreas, isso se deve à política municipalista adotada pelo governador Beto Richa”, disse Caputo Neto.
Segundo ele, o Estado trabalha em parceria com as prefeituras, levantando as demandas dos municípios e direcionando os investimentos para as estruturas de saúde das cidades. “É dessa forma, com diálogo e transparência, que definimos nossas prioridades”, acrescentou.

Caputo Neto ressaltou ainda a importância dos vereadores no processo de organização do sistema local de saúde. “Os vereadores têm a função de representar a população junto ao poder executivo. São eles que estão mais próximos das pessoas e sabem exatamente o que a comunidade mais precisa. Por isso, sempre temos que ouvir o legislativo”, explicou.

Incentivos – A palestra também foi a oportunidade para compartilhar experiências exitosas do Paraná na implantação de programas estratégicos de apoio aos municípios. Iniciativas como o ApSUS, o VigiaSUS, o Farmácia do Paraná, entre outros programas que destinam recursos para custeio, capital (investimentos em obras, veículos e equipamentos) e capacitação das equipes municipais.

Segundo o secretário, o Governo do Paraná já está repassando R$ 34 milhões para reforçar a infraestrutura de saúde de 189 municípios. São recursos para compra de ambulâncias, vans, ônibus e demais veículos para o transporte de pacientes; aquisição de kits de equipamentos para unidades de saúde e kits de fisioterapia, além de obras de reforma e ampliação de unidades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *