Decreto altera horário de restrição de veículos pesados em Foz

Parana Divulga Sem categoria

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou nesta quinta-feira (07), no Diário Oficial, o Decreto nº 27.649/2019 que altera o horário de restrição para a circulação de veículos pesados nas avenidas das Cataratas e Paraná. A medida atende a uma série de reivindicações da categoria, que enfrentava dificuldades para trafegar nestas vias, especialmente no final de tarde e aos sábados.

Com a nova medida, fica proibido o tráfego de caminhões acima de três eixos nas avenidas das Cataratas e Avenida Paraná de segunda à sexta, das 17h30 às 18h30. Antes a restrição valia até às 19h30 e também aos sábados. 

Os demais horários de restrição permanecem iguais: Das 07h15 às 8h45 e das 12h às 14horas. Eles foram estabelecidos através do Decreto 26.801 de 13 de novembro de 2018. Na época, o município decidiu proibir a circulação de caminhões em horários de pico nestas avenidas para melhorar o fluxo de veículos e evitar acidentes. 

“Neste período intensificamos a fiscalização nestas vias e percebemos o quanto o melhorou o fluxo de veículos leves. No entanto, com o horário muito limitado, os caminhoneiros estavam saindo da aduana da Argentina em comboio, causando ainda mais risco para o trânsito”, explicou Fernando Maraninchi, diretor superintendente do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu. 

A proposta de retirar o sábado do decreto também leva em consideração o menor fluxo de veículos aos finais de semana. “Aos sábados não temos horários de pico, por isso decidimos liberar este dia para o tráfego de caminhões, assim como já acontece aos domingos”, disse. “Na prática, pouca coisa muda com o novo decreto. Vamos continuar mantendo a segurança no trânsito e garantindo que o caminhoneiro trabalhe dentro do seu horário planejado”, disse. 

Placas de Sinalização

Para garantir a segurança no trânsito, o Foztrans instalou placas de sinalização na Avenida Cataratas (nos trechos com a Avenida Iguaçu e Boicy) informando os condutores de veículos pesados a circularem pelo lado direito da via. O limite de velocidade na Avenida das Cataratas é de 60 km/h, porem, em um trecho de descida, próximo ao Boicy, o limite é de 40 km/h. 

Restrições

O Decreto 26.801/2018 que definiu as restrições para o tráfego de caminhões em horários de pico foi publicado um dia após um trágico acidente envolvendo uma carreta e três carros na Avenida das Cataratas. Com o choque da batida, duas pessoas ficaram feridas e uma morreu. A decisão foi tomada em conjunto com o Foztrans, Defesa Civil, Guarda Municipal e Procuradoria do Município com o respaldo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal (RF). A fiscalização se mantém a cargo do Foztrans, Guarda Municipal e PRF (no trecho da BR 469).