Estados defendem reforma da Previdência

Parana Divulga Sem categoria Leave a Comment

A reforma da previdência é o principal tema do 104º Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração que reúne gestores desta área de todo o Brasil. O encontro – nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) em Curitiba – a cada três meses em preparação ao congresso nacional realizado uma vez por ano, discute também outros tema de interesse dos estados.

“As propostas debatidas contribuem para a construção de uma agenda de reformas nos estados e na União”, afirmou o secretário da Administração do Paraná, Fernando Ghignone. “Hoje, a grande preocupação das administrações públicas é com recursos financeiros. A maior parte dos estados brasileiros não tem mais capacidade de investimento, porque seus orçamentos estão basicamente tomados pela folha de pagamento. A reforma da previdência impacta na folha e amplia os recursos para que os estados possam investir em infraestrutura, obras, novos projetos e na qualificação profissional de seus servidores”, disse Ghignone.

A presidente do Consad e secretária da Administração da Paraíba, Livânia Farias, ressaltou a grande dificuldade dos estados para manutenção dos fundos previdenciários. “Há um grande deficit previdenciário, tanto nos estados como na União, que precisa ser corrigido. A reforma é necessária e urgente, e deve ser feita com diálogo com os servidores públicos e a sociedade”, afirmou. “O diálogo é necessário para que se chegue a um consenso com relação à reforma e se resolva a questão da previdência a longo prazo. É isto que buscamos neste fórum”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *