Gestantes recebem kits do Bolsa Família

Parana Divulga Foz do Iguaçu

Desde dezembro de 2019, 300 kits contendo acessórios de enxoval para gestantes, vêm sendo distribuídos às grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família. No total os kits com bolsa maternidade foram divididos entre gestantes de 24 unidades, onde estão os maiores índices de vulnerabilidade.

Na última semana, gestantes do bairro Cidade Nova receberam as bolas com acessórios e foram recepcionadas para uma roda de conversa com temáticas que foram desde o aleitamento materno ao planejamento familiar. “O trabalho na unidade é fundamental para que essas gestantes encontrem um local de acolhimento, e isso acontece com ações como essa vinda do Bolsa Família, onde podemos ter essas gestantes mais próximas, e fazemos da entrega desse kit, um momento especial”, comentou a agente de saúde da unidade do bairro, Kamila Nogueira Cevidanes. 

A exemplo de outras unidades, onde os kits já foram distribuídos, as gestantes presentes no Cidade Nova, participaram da roda de conversa antes de receberem a bolsa com conjunto de pagão, macacão longo, toalha de banho com capuz, cobertor infantil, bolsa, kit touca, luva e sapatinho.   

“Antes esse contato com as gestantes era mais complicado, mas agora que temos mais equipes estamos construindo algo coletivamente e melhorando muito a relação com as gestantes. Se ela fizer exame e não voltar, sabemos que podemos ir atrás com a busca ativa e não deixar que se afaste do tratamento”, contou Kamila.

Os kits foram preparados pela coordenação do Bolsa Família com recursos provenientes do programa. “Esse recurso vem para o município para auxiliar na gestão do programa. Aqui na cidade foi aplicado com a compra de tablets para melhor funcionamento na coleta de dados e para a compra dos kits, que foram divididos entre unidades com maior número de gestantes e altos índices de vulnerabilidade”, disse Bruna Alessi, coordenadora do programa Bolsa Família. 

A dona de casa Mariani Melendi, residente no Jardim Almada, que teve seu quarto filho há dois meses, esteve na unidade para receber o kit. “Foi bom porque a gente acabou conhecendo toda a equipe, e também sabendo mais sobre dermatite, que não sabia”. 

Além da unidade do Cidade Nova, receberam os kits; AKLP, Profilurb II, São João, Campus do Iguaçu, Carimã, Curitibanos, Jupira, Jardim São Paulo II, Morumbi II, Morumbi III, Ouro Verde, Padre Monti, Portal da Foz , Porto Belo, Profilurb I, Sol de Maio, Três Bandeiras , Três Lagoas, Vila c, Vila C Nova, Lagoa Dourada e São Roque.