No Paraná, salários dos professores estaduais superam particulares

Parana Divulga Paraná Leave a Comment

Os salários dos professores da rede pública estadual do Paraná superam os das escolas particulares. Os professores estaduais contam com remuneração inicial de R$ 3,6 mil, mais hora-atividade, quinquênios, licenças especiais e até licenças para tratamento de familiar doente. Na rede particular não são concedidos esses benefícios.

O piso para os professores de escolas particulares gira em torno de R$ 2,6 mil para uma jornada de 40 horas semanais. Em relação à hora-atividade (tempo reservado para correção de provas e preparação de aulas), as escolas particulares oferecem em média um acréscimo de 12% do salário do docente para essas atividades, desde que elas sejam cumpridas dentro da instituição de ensino. Caso o professor opte por desempenhá-las em outro local, não há benefício.

O Governo do Paraná assegura 37,5% da jornada para a hora-atividade, sendo que a lei prevê apenas um terço. O quinquênio é um valor incorporado ao salário do funcionalismo público a cada cinco anos de serviço e não existe essa previsão na rede particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *