Ortigara e Paranhos entregam caminhão frigorífico para Acarp

Parana Divulga Sem categoria Leave a Comment

 Veículo será utilizado por pequenos produtores de hortifrútis livres de agrotóxicos do Assentamento Valmir da Mota, do Distrito de São João

Camponeses, pequenos produtores rurais assentados e acampados moradores do Assentamento Valmir da Mota, localizado no Distrito de São João do Oeste receberam nesta tarde (19) um caminhão 4×2 com Furgão Isotérmico Frigorífico que será destinado à produção de hortifrútis livres de agrotóxicos e na agricultura familiar. As chaves do veículo foram entregues pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e pelo prefeito Leonaldo Paranhos à Acarp Oeste (Associação de Cooperação Agrícola dos Assentamentos da Reforma Agrária do Oeste do Paraná), associação com a qual foi assinado termo de convênio para cessão de uso.

O ato foi assinado na sede do Núcleo Regional da Seab de Cascavel e contou com a presença de diversas autoridades políticas e de líderes ligados à agricultura local. O veículo foi adquirido com apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 152.900,00, “numa decisão política e com recursos carimbados, que agora irão contribuir com o avanço do assentamento e da produção agrícola, evitando perdas e garantindo a busca de padrões mais elevados de produção”, disse o secretário Ortigara.

O prefeito lembrou que o Estado têm feito esforços no sentido de alavancar projetos tão importantes como este e outros populares, de grande relevância para a cidade de Cascavel, como a recente autorização para a construção de um novo restaurante popular para a cidade, no Bairro Cascavel Velho, “como um novo conceito de atendimento e construção” e desejou que os agricultores alcancem grandes conquistas com este novo veículo, que dá condições de melhorar a organização dos agricultores, a produção e a produtividade, bem como a busca de alternativas de renda pela agro industrialização e novos canais de comercialização. “Estamos muito felizes porque em menos de quatro meses da demanda apresentada já conseguimos fazer esta entrega”, comemorou.



Livre de agrotóxicos
De acordo com a presidente da Acarp Oeste, Lucimar Ramires Calaça – que agradeceu em nome dos camponeses e pequenos agricultores beneficiados com o veículo – “a conquista é fruto da nossa luta e empenho da secretaria e da prefeitura e agora queremos fazer muito bom uso dele, porque nós, camponeses, assentados e acampados estamos investindo em produtos livres de agrotóxicos e este caminhão será mais uma ferramenta de trabalho voltada à alimentação saudável e à produção das pequenas famílias”.
Incremento
De acordo com o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, os agricultores beneficiados do Assentamento Valmir Mota de Oliveira foram contemplados pelo projeto porque têm entre as atividades a horticultura, com ênfase em olericultura e fruticultura. As pequenas propriedades rurais da agricultura familiar desenvolvem a horticultura e a fruticultura como atividade econômica sustentável. “Busca-se também melhorar as condições para participação nos mercados institucionais como o PAA, o PNAE, as feiras locais e outras formas de comercialização”, detalhou o secretário, acrescentando que o caminhão dará suporte ao processo de comercialização, objetivando aumento de produção e a melhoria da qualidade dos produtos, com utilização coletiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *