“Os partidos viraram máquinas de ganhar dinheiro”, critica Gabeira

Parana Divulga Sem categoria Leave a Comment

O jornalista e escritor Fernando Gabeira disse nesta segunda-feira, 22, que os partidos do Brasil “viraram máquinas de ganhar dinheiro”. Na palestra “Democracia Tropical: da política à sustentabilidade”, realizada em Foz do Iguaçu, Gabeira criticou duramente o sistema político brasileiro e o atual modelo partidário do país. Na mesma plataforma de interesses, inseriu o meio empresarial.

“Os partidos viraram máquinas de ganhar dinheiro. Dinheiro para chegar ao cargo, para comprar aliados e para a reeleição. É uma demanda por dinheiro que não cessa (…) A esta máquina juntou-se outra, a das empresas que querem obter vantagens no governo e, para isso, se valem das amizades e do dinheiro. Foi o que gerou essa monstruosidade no Brasil”.

Para o jornalista, o Brasil exportou ainda uma fórmula perversa para países vizinhos com a apropriação de métodos de marqueteiros e de empreiteiras.  “Um dia o Brasil vai ter de pedir desculpas a esses países”, disse ao referir-se às eleições no Peru, Argentina, Colômbia e até República Dominicana.

Com a Operação Lava Jato, disse ainda Gabeira, os brasileiros despertaram para a amplitude da corrupção no país. “A Lava Jato consegue passar o Brasil a limpo mostrando quem são os que nos governam. E a delação dos executivos da Odebrecht foi “um tsunami, a delação do fim do mundo”, declarou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *