Prefeito recebe visita do cônsul geral dos Estados Unidos

Parana Divulga Sem categoria

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro recebeu, nesta quinta-feira (07), a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, o diplomata Adam Shub. Durante a reunião no gabinete do prefeito, futuras parcerias comerciais nas áreas de tecnologia, educação, saúde e turismo foram debatidas.

“O Estados Unidos é uma grande referência mundial em tecnologia e desenvolvimento. Buscar o estreitamento das relações diplomáticas, principalmente nas questões ligadas ao turismo é fundamental para Foz do Iguaçu, pois essa é a nossa principal atividade econômica”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

Dados do Ministério do Turismo apontam que após a isenção do visto, o país  apresentou um aumento de 25% (na comparação entre junho a agosto de 2018) no número de turistas americanos, canadenses e australianos.

“Foz do Iguaçu está localizada em uma região muito importante do Brasil, com diversas potencialidades comerciais e de integração. Muitos turistas americanos passam por aqui e queremos cada vez mais, aumentar esta relação. Com o Ministério da Justiça, já estamos auxiliando na implantação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) que é inspirado em nossos fusion centers e queremos ampliar cada vez mais a troca de experiências”, disse o cônsul Adam Shub.

No encontro, futuras parcerias para a implantação da língua inglesa nas escolas municipais e a importação de tecnologias para o  sistema de saúde também foram comentados.

Escritório do Governo Americano

Ontem (06), o prefeito também participou da inauguração do Escritório do Governo Americano em parceria com a EducationUSA, no Centro Universitário UDC. A EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos afiliada à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado Americano. Este escritório possui uma rede de mais de 400 centros de orientação em 170 países e tem o objetivo de promover o ensino superior dos Estados Unidos. 

Esse é um programa em que o governo norte-americano, por meio da EducationUsa e a UDC, apresenta um relacionamento com os estudos na língua inglesa onde os alunos de toda a região poderão estudar em universidades americanas, e jovens norte-americanos poderão vir para Foz do Iguaçu. “Isso fortalece uma melhor visão do mundo em todas as fronteiras do conhecimento”, disse o Pró-Reitor do Centro Universitário UDC o Prof. Dr. Fábio Hauagge do Prado.

Também participaram da reunião com o cônsul o secretário de governo, Tem. Cel Janhke; o chefe de gabinete Kalito Stoeckl e demais membros do consulado de São Paulo.