Richa cria Parque Estadual do Palmito e amplia Estação Ecológica Guaraguaçu

Parana Divulga Sem categoria Leave a Comment

O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, dois decretos que ampliam em 4,65 mil hectares a área de proteção ambiental da Mata Atlântica em Paranaguá. Um decreto criou o Parque Estadual do Palmito e o outro aumentou a área da Estação Ecológica Guaraguaçu. As unidades são integradas, formam um corredor ambiental e são, ambas gerenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná.

“Comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações práticas e concretas, como esta no Litoral, de ampliação em 4,65 mil hectares a área de proteção da Mata Atlântica”, afirmou Richa. A assinatura dos decretos foi no próprio Parque Estadual do Palmito. O governador e os alunos do Colégio Diocesano Pio XIII plantaram mudas de palmito e de espécies nativas no local.

Richa ressaltou que com os dois decretos, a área protegida, somada as duas unidades, é mais que triplicada. Ela passa de 1,86 mil para 6,51 mil hectares. “Aqui temos biodiversidade, florestas, riachos, restingas e mangues. Essa ação é uma prova concreta de que é possível conciliar o desenvolvimento econômico do Estado com a proteção do meio ambiente”, afirmou Richa.

O Paraná foi o Estado que mais ampliou a área de proteção da Mata Atlântica, segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. “Aumentamos em 11% a área protegida, desde 2011”, explicou. “É muito gratificante. Demonstra que o governo estadual tem um compromisso com a conservação ambiental, para o bem da sociedade”.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, ressaltou a proteção integral do parque. “Agora essa área será utilizada para conscientização e conservação. Não poderá mais haver nenhum tipo de extração. Isso é um ganho muito importante”, afirmou.

Com a ampliação das áreas, aumenta, também, o ICMS Ecológico de Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque ressaltou esse resultado para o município, que poderá segundo ele ampliar os investimentos. “Isso é importante para Paranaguá e para todo o Litoral. O parque também é mais um atrativo turístico para a cidade”, disse Roque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *