Serviços da Assistência Especializada do Poliambulatório serão redistribuídos para o novo CEM

O complexo que envolve os serviços da Assistência Especializada no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira, será redistribuído ao novo CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Brasil. A mudança deve-se a não renovação do aluguel do prédio junto à Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida como medida de economia. 

De acordo com o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton  Bobato, a redistribuição veio ao encontro de um momento crítico na economia do país e dos municípios. “O contrato estava no fim e optamos por não renovar, pensando nessa economia,com os serviços todos disponibilizados no CEM, que é um prédio próprio da prefeitura”, explicou. A economia, segundo Bobato, será de mais de R$ 70 mil por mês. 

A Unidade de Saúde Padre Monti permanece em  funcionamento, sem alterações para a comunidade. O atendimento segue normalmente até às 20 horas com a oferta de médicos, auxiliares e enfermeiros (equipe Saúde da Família). A farmácia da Assistência Especializada também continuará no mesmo endereço, mas dentro da UBS, com atendimento das 8h às 17hs. 

A mudança atingiu os serviços referentes à especialidades médicas. As consultas a especialidades como cardiologia, otorrinolaringologia, nefrologia, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia pediátrica, vascular, ortopedia, obstetrícia de alto risco, hematologia e cirurgia geral, deverão ser feitas no CEM (ao lado do Centro de Nutrição Infantil, na Avenida Brasil). “Alguns ajustes estão sendo feitos para atendimento no CER IV, como exames de imagem e ultrassonografia por exemplo”, adiantou Jaqueline Tontini, diretora de Assistência Especializada. 

Outras mudanças na estrutura serão: a saída da base do SAMU, que será transferida para a central do serviço, no Parque Presidente; e o Ambulatório de Feridas, agora instalado na UBS do Maracanã. 

A reorganização não deve alterar a rotina dos usuários, pois a marcação é feita por telefone, não exigindo que o usuário se desloque equivocadamente.